As vias terrestres além de ser otra modalidade no transporte de cargas, compensam as maritimas e áereas com o posicionamento das mercadorias nos portos de saída para estos processos mais complexos. O transporte rodoviário representa também o ponto inicial e final em retiradas e entregas DOOR-TO-DOOR.
Com miles de contatos entre os mais diversos provedores de este tipo de serviço conseguimos agregar este ao nosso pacote.
Transporte Ferroviário (Rail Freight)
O transporte ferroviário internacional é feito por vagões tracionados por locomotivas que, sobre os trilhos, percorrem trajetos sem flexibilidade de percursos. A utilização mais usual é para países limítrofes. O custo é o menor, comparado às outras modalidades de transporte. Vale lembrar que, dado os limites da malha ferroviária brasileira, esta modalidade de transporte é pouco utilizada pelos exportadores brasileiros. Cabe ter presente, no entanto, que o Brasil mantém convênios bilaterais de transporte ferroviário com a Argentina, a Bolívia e o Uruguai. Nas exportações para esses países é conveniente, portanto, analisar os custos deste tipo de transporte.
Transporte Rodoviário (Road Freight)
O transporte rodoviário caracteriza-se pela facilidade na entrega das mercadorias. É recomendável para curtas e médias distâncias na exportação. Proporciona agilidade e flexibilidade no deslocamento de cargas. A simplicidade de funcionamento deste meio de transporte permite, em qualquer ocasião, os embarques urgentes e possui ainda outras vantagens, como a entrega direta e segura do produto ao importador e o manuseio mínimo da carga, pois o caminhão segue lacrado até o destino. De maneira geral, os fretes rodoviários são negociados livremente no mercado e dependem do volume a ser exportado, dada a limitação da capacidade de carga dos veículos.